Instruções: PROFESSOR – – ESPANHOL

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente –ECA, Lei nº. 8.069/90, é dever da família, da comunidade, da sociedade e
240KB Größe 14 Downloads 131 Ansichten
Governo do o Estado do Piauí Secretaria Estadual de Educação e Cultura Unidade de Gestão de Pessoas

Processo de Seleção Interna Simplificada

PROFESSOR – ESPANHOL

Instruções: 1. Verifique se este caderno corresponde a sua opção de cargo e se contém 30 0 questões objetivas e de múltipla escolha, numeradas de 01 a 30. Caso contrário, reclame ao fiscal de sala outro caderno. 2. Não serão aceitas reclamações posteriores. 3. Para cada questão existe apenas UMA resposta certa. 4. Você deve ler cuidadosamente cada uma das questões e escolher a resposta certa. Essa resposta deve ser marcada no Cartão-Resposta que você receberá. 5. O Cartão-Resposta deve, obrigatoriamente, ser assinado. Esse Cartão-Resposta não poderá ser substituído, portanto, não o rasure nem o amasse. 6. Marque as respostas primeiro a lápis e depois cubra com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. 7. Marque apenas UMA letra para cada questão, mais de uma letra assinalada implicará anulação anul dessa questão. 8. Você dispõe de três horas para fazer sua Prova P Objetiva. Faça-o com tranquilidade, ilidade, mas controle o seu tempo. Esse Es tempo inclui a marcação do Cartão-Resposta. Resposta. 9. Verifique se seus dados estão corretos no Cartão-Resposta. Cartão Solicite ao fiscal para efetuar as correções na Ata de Aplicação de Prova. 10.Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, telefone celular, etc). 11.A saída da sala só poderá ocorrer depois de decorrida uma hora do início da prova. A não-observância não dessa exigência acarretará a sua exclusão do concurso. 12.Ao término da Prova, chame o fiscal de sala para devolver o caderno de questões e o Cartão-Resposta. Cartão

Cronograma Previsto: Atividade

Data

Local

Divulgação do Gabarito da Prova Objetiva

08/03/2010

Internet: www.funadepi.org.br

Interposição de Recursos contra os Gabaritos da Prova Objetiva

09/03/2010

Na sede da GRE ou na sede da Funadepi.

Divulgação dos Gabaritos Definitivos

12/03/2010

Internet: www.funadepi.org.br

Divulgação do Resultado da Prova Objetiva

16/03/2010

Internet: www.funadepi.org.br www.seduc.pi.gov.br

Fundação de Apoio a Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Piauí

Processo de Seleção Interna Simplificada – 07/03/2010

Legislação 1. A característica principal da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB (Lei nº 9.394/96), em relação à organização escolar, é o seu caráter: a) b) c) d) e)

Conservador. Seletivo. Classificador. Flexível. Diretivo.

2. O ensino fundamental obrigatório, com duração mínima de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, a partir dos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão e, segundo a Lei 9.394/96, a escola deve promover: I-

II -

III -

IV -

V-

O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca, em que se assenta a vida social. A preparação básica para o trabalho e a cidadania, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade às condições de ocupação.

Assinale a alternativa correta: a) b) c) d) e)

Somente I e II são corretas. Somente I e III são corretas. Somente I, II, III e IV são corretas. Somente I, II, III e V são corretas. Somente II, III, IV e V são corretas.

3. Segundo a LDB 9.394/96, a educação abrange: III III IV -

Os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar. Os processos formativos que se desenvolvem na convivência humana e no trabalho. Os processos formativos que se desenvolvem nas instituições de ensino e de pesquisa. Os processos formativos que se desenvolvem nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Está(ão) correta(s) a(s)afirmativas: a) b) c) d) e)

III, apenas. II e IV, apenas. I, II, e III. II, III e IV. I, II, III e IV.

4. Para atingir suas finalidades, as instituições de ensino determinam papéis e responsabilidades, cabendo ao professor, segundo a Lei nº 9.394/96: III III IV VVI -

Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. Zelar pela aprendizagem dos alunos. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento. Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. Informar os pais sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.

Estão corretas apenas as afirmativas: a) b) c) d) e)

I, II, III e V. I e III. I e II. I, II, III e IV. II, III, V e VI.

5. De acordo com o art. 23º da LDB, o currículo na educação básica poderá organizar-se em: III III IV V-

Série anuais e períodos semestrais; Ciclos e alternância regular de períodos de estudos; Grupos não- seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios. Forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. Ciclos de formação, com base nas aquisições exclusivamente cognitivas.

Estão corretas as alternativas: a) b) c) d) e)

I, II e III, apenas; I, II, III e IV, apenas; I, II, IV, e V, apenas; I, III, IV, e V, apenas I, II, III, IV e V.

6. Segundo a LDB, no seu artigo 62, o professor, para atuar na educação básica, deverá: a) Já ter completado o ensino fundamental. b) Ter, no máximo, o nível médio na modalidade Normal. c) Possuir competência pedagógica confirmada por comissão especial. d) Ter completado o ensino médio, na modalidade profissionalizante. e) Ter formação de nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena sendo admitida, para aqueles que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, como formação mínima, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.

2

Processo de Seleção Interna Simplificada – 07/03/2010

7. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares: em vez de um ensino em que o conteúdo é visto como fim em si mesmo, o que se propõe é um ensino em que o conteúdo é visto como: Conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas repassadas ao aluno como verdade; b) Informações, princípios científicos, leis, etc., estabelecidos e ordenados numa seqüência lógica e psicológica; c) Temas geradores extraídos apenas da problematização da prática de vida dos alunos; d) Meio para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhe permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos; e) Informações colocadas à disposição do aluno para ele usar, se assim o quiser.

10. Pedro passou a chegar à escola, sucessivas vezes, com marcas de violência doméstica, o que comprometeu significativamente sua vida e sua aprendizagem. Diante desse quadro, seus professores consultaram o Estatuto da Criança e do Adolescente, constatando no seu art. n.º 56, que o procedimento indicado é que os (as):

a)

a)

Responsáveis sejam chamados e advertidos pela direção da escola; b) Dirigentes da escola comuniquem o ocorrido ao Conselho Tutelar; c) Professores visitem a residência da criança para verificar suas condições de vida; d) Orientadores educacionais encaminhem a família e a criança para acompanhamento psicológico; e) Autoridades educacionais notifiquem o caso à delegacia policial.

8. Os Parâmetros Curriculares Nacionais adotam a proposta de estruturação por ciclos, cujo princípio norteador é a flexibilidade da seriação. Desse modo, a organização da escolaridade, em ciclos, possibilita que o currículo seja trabalhado ao longo de um período de tempo maior. Essa proposta reconhece as seguintes oportunidades de escolarização, exceto: a)

Respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem que os alunos apresentam. b) Distribuição dos conteúdos de forma mais adequada à aprendizagem; c) Freqüentes rupturas e excessiva fragmentação do percurso escolar; d) Realização de adaptações sucessivas da ação pedagógica às diferentes necessidades dos alunos; e) Incorporação da diversidade dos desempenhos dos alunos na relação com objetos de conhecimento diferente. 9. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente –ECA, Lei nº 8.069/90, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes. A garantia de prioridade compreende, exceto: a)

Primazia de receber proteção e socorro em algumas circunstâncias; b) Precedência de atendimento nos serviços públicos; c) Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. d) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e a juventude; e) Precedência de atendimento nos serviços de relevância pública.

3

Processo de Seleção Interna Simplificada Simpl – 07/03/2010

Conhecimentos Específicos TEXTO I

13. En las cosas que son: a) b) c) d) e)

No existe un cierto no-ser; ser; Puede uede existir un tal vez; Existe un cierto si-ser; Puede uede presentarse ''un ser divino"; Ninguna inguna de las anteriores.

14. Se desprende con respecto al entendimiento divino que: a) b) c) d) e)

Algunas lgunas cosas son falsas; Todas las cosas son verdaderas; Todas las cosas son puras falsedades; Las cosas equivaldrían totalmente a una gran falsedad; Las as cosas pueden ser falsas en cierta manera.

15. Cual sería el tema central: a) b) c) d) e) "LA SUMA TEOLÓGICA" Si una cosa se compara con el entendimiento según lo que es, se llama verdadera, y según lo que no es, falsa. Y así el "verdadero actor en la tragedia es un Héctor falso". Ahora bien, por lo mismo que en las cosas que son se halla un cierto no-ser, no así también se halla alguna razón de falsedad. Las cosas en cuanto tales no engañan, como no sea accidentalmente, ya que dan pie para la falsedad en cuanto ostentan las apariencias de otras cuya naturaleza uraleza no poseen. Las cosas no son falsas con respecto al entendimiento divino, lo cual equivaldría a ser totalmente falsas, sino con relación al nuestro, y esto es ser falsas de cierta manera.

Las cosas; La falsedad; La divinidad; El entendimiento; La razón.

16. La forma verbal equivaldría sigue el paradigma de la conjugación igual que al verbo: a) b) c) d) e)

Volar; Valer; Violar; Vender; Vengar.

Conteste a las preguntas de 17 a 23 de acuerdo con el texto II: TEXTO II

Conteste a las preguntas de 11 a 16 6 de acuerdo con el texto arriba: 11. La falsedad surgiría, según el texto, cuando: a)

Ess imposible compararlo con el entendimiento según lo que es; o responde a criterios lógicos de la razón según lo que b) No no es; c) Los os actores sólo representan a héroes falsos; d) Las cosas no coinciden con ell entendimiento divino; e) Sea de fácil comparación con el entendimiento humano según lo que es. 12. De acuerdo a lo señalado ud. podría decir que los actores: a) b) c) d) e)

Cumplen, algunos de ellos,, excelentes papeles de héroes; Protagonizan magistralmente ralmente sus papeles de héroes; Dee todos los tiempos son personajes falsos; falsos Como todos los personajes están llenos de pura falsedad; No o son comparables con el entendimiento, en tanto seres reales.

La Virtud Pero la virtud es para mí como la providencia: una necesidad desconocida, un poder misterioso que concibo y desconozco. Entre los hombres la he buscado en vano. He visto que el fuerte oprimía al débil, que el sabio engañaba al ignorante y que el rico despreciaba al pobre. No pude encontrar entre los hombres la gran armonía que Dios ha establecido en la naturaleza. Nunca he podido comprender estas cosas, por más que se les he preguntado al sol, a la luna y a las estrellas, y a los vientos bramadores del huracán, y a las suaves brisas de la noche. Las densas nubes de mi ignorancia cubrían a pesar mío los destellos de mi inteligencia, y al preguntaros ahora si debéis a la virtud vuestra fortaleza se me ocurre una nueva duda, y me pregunto a mí mismo si la virtud no es la fortaleza, y si la fortaleza no es el orgullo.

4

Processo de Seleção Interna Simplificada – 07/03/2010

17. El autor trata de encontrar: a) b) c) d) e)

La naturaleza divina; La luz de su ignorancia y su virtud; La gran armonía que rige en la naturaleza; Entre los hombres el mismo orden que Dios ha colocado entre la naturaleza; El misterio que rige la vida humana.

TEXTO III

18. El poder misterioso es para el autor: a) b) c) d) e)

Dios; La fortaleza; La necesidad; La gran armonía; La virtud.

19. El autor, podríamos decir, según el texto: a) b) c) d) e)

Está cansado de buscar la virtud entre los seres humanos; Podría convertirse en un hombre despreciado; Carece totalmente de inteligência; Esta próximo a renegar de Dios; He encontrado en el orgullo la fuerza de la virtud.

ASPIRACIONES DE VIDA ETERNA

20. El autor hace una analogía entre: a) b) c) d) e)

Vivo sin vivir en mí, y tan alta vida espero, que muero porque no muero. Vivo ya fuera de mí, después que muero de amor;

Dios y la providencia; Inteligencia e ignorancia; Virtud y necesidad; Naturaleza y armonía; Providencia y virtud.

porque vivo en el Señor, que me quiso para sí. Cuando el corazón le di puse en él este letrero: que muero porque no muero.

21. Con la expresión "las densas nubes" el autor simboliza su: a) b) c) d) e)

Falta de inteligencia; Falta de conocimientos; Falta de armonía intelectual; Falta de armonía natural; Gran potencial intelectual.

¡Ay, qué larga es esta vida! ¡Qué duros estos destierros! Esta cárcel, estos hierros en que el alma está metida.

22. La expresión “... preguntaros ...” que está presente en el texto puede ser clasificada como: a) b) c) d) e)

23. Rellene los vacíos de las frases abajo y después marque la alternativa correcta: III III IV a) b) c) d) e)

Sólo esperar la salida me causa dolor tan fiero, que muero porque no muero.

Un sustantivo masculino en la forma plural; Un adjetivo masculino en la forma plural; Una forma verbal sustantivada; Una forma no personal del verbo; Una forma verbal seguida de un pronombre.

Para ____ es que no vendrá; Me ló dijo a ________; ______ libro está em el armário; Eso es para _____ casa de campo. mi – mi – mi – mi; mi – mí – mi – mí; mi – mi - mí – mí; mi – mi – mi – mi; mí – mí - mí – mi.

Santa Teresa de Jesús

Conteste a las preguntas de 24 a 30 de acuerdo con el texto arriba: 24. ¿Qué deseo manifiesta Santa Teresa? a) b) c) d) e)

Vivir una larga vida; Morir para ver a Dios; Tener una vida llena de prosperidad; Morir para no morir; Vivir fuera de sí.

5

Processo de Seleção Interna Simplificada – 07/03/2010

25. Va a morir de: a) b) c) d) e)

De amor; De una enfermedad; De vejez; De tanto esperar; De dolor.

26. ¿Qué le dio al Señor? a) b) c) d) e)

La cabeza; El corazón; Los brazos; Su muerte; Un letrero.

27. ¿Por qué se le hace tan larga la vida? a) b) c) d) e)

Porque ha vivido ya muchos años; Porque está sufriendo una dura enfermedad; Porque es larga la espera para llegar a estar con Dios; Porque vive en la casa de Señor; Porque no se aguanta de morir tantas veces.

28. ¿Cuál es la salida que espera? a) b) c) d) e)

La muerte y la llegada al cielo; Curar de su enfermedad; Retirarse de su trabajo diario; Alejarse de la ciudad; Vivir en otro sitio.

29. El uso de la palabra porque está correcto en la(s) frase(s): III III IV Va) b) c) d) e)

¿ Por qué no te has tomado la sopa?; No sé por que has de mentir tanto?; Ésa es la carretera porque circulan más coches; Él se ducha con agua caliente porque le gusta; Bueno, déjame leer, después te respondo todos los porqués. Sólo la frase I está correcta; Sólo la frase IV está correcta; Las frases I, IV e V están correctas; Las frases I e IV están correctas; Las frases I e V están correctas.

30. Las formas verbales quiso, puse e respectivamente en los tiempos verbales:

fuera

están

a)

Pretérito perfecto de indicativo, pretérito imperfecto de indicativo, pretérito imperfecto de subjuntivo; b) Pretérito perfecto de indicativo, pretérito imperfecto de indicativo, pretérito pluscuanperfecto de indicativo; c) Pretérito imperfecto de indicativo, pretérito imperfecto de subjuntivo, pretérito pluscuanperfecto de indicativo; d) Pretérito indefinido de indicativo, pretérito indefinido de indicativo, pretérito imperfecto de subjuntivo; e) Pretérito indefinido de indicativo, pretérito imperfecto de indicativo, pretérito imperfecto de subjuntivo. 6